fbpx

Como sustentar a sustentabilidade?

Em 2020, a pandemia provocada pelo novo coronavírus atravessou o nosso caminho, mas nem por isso os grandes desafios do pré-Covid-19 desapareceram. A sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos continuam a ser imperativos.

Apesar do contexto que atravessamos, profundamente marcado pela pandemia, a sustentabilidade é um tema de extrema importância que se mantém na ordem do dia. Contudo, segundo o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a ameaça climática é muito mais grave do que pandemia e, mais do que nunca, conceitos como ‘eficiência de recursos’, ‘economia circular’ e ‘conservação da biodiversidade’ deverão povoar o quotidiano de qualquer agenda pública.

Não nos esqueçamos de que este é um desafio político, mas não deixa de ser uma meta de cada cidadão interessado em encontrar soluções para resolver e para combater os problemas de raiz. Os movimentos cívicos organizados com origem na sociedade civil, como as organizações não governamentais, têm tido um papel fundamental na construção de uma sociedade mais crítica, responsável e sustentável, tendo sido reconhecidos pela Comissão Europeia como particularmente relevantes na defesa do ambiente e no combate à pobreza.

Fonte: Smart Cities (ver Notícia Original)

Contacte-nos!

Para informações adicionais sobre a nossa empresa ou os nossos serviços, entre em contacto connosco.