fbpx

Instalação Elétrica em Parede Infraestruturada

Temos percebido que, quer numa perspetiva ambiental, quer económica, a industrialização da construção tornou-se algo absolutamente inevitável. Inerentemente relacionado com a alteração do paradigma do setor da construção surge a construção off-site e o pré-fabrico de componentes, com impacto considerável em todas as fases de conceção, construção e manutenção de edifícios. A construção off-site aparece não só como uma solução para a falta de mão-de-obra verificado no setor da construção em Portugal, mas também como uma inovação capaz de reduzir o tempo e os custos de uma obra, aumentar a segurança dos nossos trabalhadores, a qualidade do produto final e ainda contribuir positivamente a nível ambiental, pontos fulcrais da Casa Eficiente.

A construção iniciou, então, um processo contínuo de inovação e otimização, tendência que também as especialidades inerentes (importantes em todo o processo construtivo) têm feito um esforço para acompanhar. Na Quadrina, procurámos uma solução de pré-fabrico padronizado de componentes individuais como painéis com instalação elétrica que podem ser rapidamente montados no local da obra, reduzindo assim as emissões de carbono, o ruído, as poeiras e permitindo economizar tempo, recursos e dinheiro. Desenvolvemos assim as paredes infraestruturadas, um produto constituído por componentes individuais interligados, capaz de se inserir em edifícios como parte da instalação elétrica de baixa tensão, cujo processo de montagem permite transformar a construção na linha de montagem de componentes configurados de diferentes formas, de modo a atingir o resultado final – uma solução personalizada e chave-na-mão.

A instalação elétrica em parede infraestruturada é compatível para construções off-site e ideais para serem tomadas como uma solução da Casa Eficiente. A sua constituição consiste em diferentes componentes que poderão variar, em dimensões e quantidades, dependendo da necessidade do cliente, isto é, os seus constituintes irão ser dimensionados de modo a adaptar-se a cada uma das obras em que é aplicado. Os componentes ordinários neste tipo de solução são a estrutura de suporte, o quadro elétrico, caixas de aparelhagem e a rede de tubagem anelada pré-cablada com as respetivas ligações, para os diferentes circuitos da instalação.

Em modo de conclusão, apesar de ser uma tecnologia relativamente recente em Portugal, é de salientar o benefício da solução: o estudo e dimensionamento de um protótipo único permitirá o fabrico em série de vários exemplares, poupando em tempo e em desperdícios. Além disso, a sua fácil instalação e enorme resiliência e versatilidade permitem a sua adaptação a diferentes usos, garantindo sempre a industrialização inclusiva e sustentável e consequente promoção da inovação no setor da construção.

Protótipo BIM de uma instalação elétrica infraestruturada com recurso ao software Autodesk Revit

Autor: Eng. Ricardo Rego
Empresa:  Quadrina – Quadros Elétricos, LDA
Função:
Responsável de Produto

Contacte-nos!

Para informações adicionais sobre a nossa empresa ou os nossos serviços, entre em contacto connosco.