Tesla já vende telhas solares fotovoltaicas para produzir eletricidade em casa
O CEO da Tesla, Elon Musk anunciou que a venda de telhas solares fotovoltaicas já começou para residentes nos Estados Unidos da América.
As telhas solares fotovoltaicas da Tesla prometem uma revolução no mercado de produção de eletricidade, através do autoconsumo, que vai estar disponível para todos.
O anúncio da Tesla aconteceu na rede social Twitter onde Elon Musk informou: “Esta tarde abrem-se os pedidos de telhas solares de vidro da Tesla. Creio que vai ser magnífico. Mais (notícias) dentro de 10 horas”.
Esperava-se que a Tesla iniciasse diretamente a venda nos Estados Unidos e que pouco a pouco fosse expandido a rede comercial para outros continentes, sendo a Europa e Ásia como últimos da lista.
No entanto, Elon Musk surpreendeu novamente o mercado e anunciou que a Tesla vai aceitar encomendas de todo o mundo, apesar dos primeiros clientes a receber as telhas solares da Tesla serem os proprietários residentes nos Estados Unidos. As telhas vão começar a ser entregues já no próximo verão.
As telhas solares da Tesla estão disponíveis em quatro modelos diferentes, mas apenas uma será comercializada por enquanto. Cada modelo de telha solar é fabricado com um material diferente e Elon Musk garante que a vida útil de cada uma das suas telhas pode superar os 50 anos.
O preço e a eficiência das telhas solares fotovoltaicas serão fatores que determinarão se se trata de um produto especificamente para pessoas com alto poder económico ou se irão tornar-se numa evolução transformadora da indústria solar mundial, afirmou o analista solar Hugh Bromley da Bloomberg New Energy Finance.
As telhas solares da Tesla serão economicamente competitivas, caso o preço das telhas solares seja equivalente à soma do custo dos materiais tradicionais utilizados nos telhados e o custo dos painéis solares fotovoltaicos.
Elon Musk garantiu que as telhas solares são mais leves e baratas do que os telhados tradicionais, quando se considera a poupança em eletricidade juntamente com os subsídios.
Vamos esperar para ver se as telhas solares da Tesla se tornarão num ícone da indústria solar mundial, onde o conceito de produção para autoconsumo irá fazer tremer as gigantes empresas de venda de eletricidade.
A Tesla diversificou os seus produtos após a aquisição, em 2016, da empresa SolarCity, dedicada à produção de produtos de energia solar fotovoltaica.
Além dos automóveis e das telhas solares, a Tesla comercializa também um sistema doméstico de armazenamento de energia produzida através de painéis solares fotovoltaicos, a famosa Powerwall.