Qualidade do Ar Interior – Sistema de Ventilação de Ar
No meio de uma pandemia e com as pessoas confinadas às suas habitações, a qualidade do ar interior (QAI) adquire uma importância central. Assegurar a renovação do ar através da abertura de janelas e do funcionamento contínuo dos sistemas AVAC pode “ajudar a controlar” a propagação da Covid-19. A QAI “está mesmo à frente das pessoas”, mas falta informá-las e integrá-la harmoniosamente na legislação dos Estados-Membros europeus.
De acordo com as comunicações da Organização Mundial de Saúde, concluímos que um dos fatores que promove a contaminação e disseminação do vírus Covid–19 é através do ar que respiramos, através de aerossóis gerados por nós quando respiramos, conversamos, tossimos ou espirramos.
Esses aerossóis, quando carregados de carga viral, para além de contaminarem o ar, vão contaminar também as superfícies onde se precipitam.
Por isso, um dos melhores métodos para prevenir a sua proliferação, é promover o arejamento dos espaços com ar novo de forma a diluir as concentrações de vírus libertados.
A entrada de ar novo tem outros benefícios, nomeadamente na diluição de poluentes habituais nos edifícios e a diminuição do nível de CO2 provocado pela concentração de pessoas.
É possível reprogramar o sistema de ventilação para introduzir ar novo durante todo o dia, o que contribui para diminuir o risco de contágio da Covid-19. Segundo vários estudos a boa ventilação tem demonstrado benefícios adicionais como por exemplo a diminuição da incidência de doenças, o aumento da criatividade e do foco.
Como a temperatura do ar exterior no Inverno é mais baixa, a instalação de uma Unidade de Tratamento de Ar Novo equipada com bomba de calor permite a correção térmica com vários níveis de filtragem.
Com o sistema de correção térmica instalado, convertemos as restantes condutas existentes de renovação de ar para passarem também a insuflar o ar novo. O ar excedente é conduzido para o exterior pelos corredores e pelas portas e janelas.
Renovar o ar “é o passo mais importante”
Segundo trabalhos científicos sobre o tema, uma QAI pobre é causada por ventilação inadequada em 48,3 % dos casos, seguindo-se as fontes interiores de poluentes (17,7 %), as fontes exteriores (10 %) e, com um peso menor, a humidade no interior da habitação, os agentes microbiológicos e os materiais de construção.
Passamos 90% do nosso tempo dentro de um edifício, por isso estamos a desenvolver sensores e competência sobre a Qualidade do Ar Interior porque acreditamos que para ser especialistas na construção de um mundo melhor, temos de saber proporcionar o bem-estar a todos os utilizadores e dos edifícios.
Os edifícios podem influenciar a saúde dos seus utilizadores. Descubra como transformá-los em ambientes saudáveis e confortáveis.