fbpx

Conhece a qualidade do ar que respira?

Conhece a qualidade do ar que respira

A qualidade do ar é uma necessidade e um direito de todos os seres humanos. Para além de representar uma componente relevante do ambiente, é também determinante para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.

No entanto, o aumento da poluição do ar tornou-se, nas últimas décadas, um dos grandes problemas ambientais. São várias as causas do excesso de gases poluentes na atmosfera que estão a alterar o clima, os ecossistemas e mesmo a desencadearem doenças. Os grandes incêndios, as indústrias altamente poluentes e o aumento de veículos são alguns dos responsáveis por esta poluição.

De acordo com o mais recente relatório da Agência Europeia do Ambiente, que analisou a qualidade do ar em 41 países, Portugal está entre os dez países que apresentam melhor qualidade do ar. Ainda assim, estima-se que as partículas PM2.5, NO2 e O3 sejam responsáveis pela morte de 6.000 portugueses todos os anos. Este número aumenta, e muito, quando olhamos para o panorama mundial. Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhões de pessoas morrem, todos os anos, vítimas da poluição do ar em ambiente urbano.

A poluição do ar urbana é uma das principais causas de doenças provocadas por fatores ambientais, quer nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Por exemplo, a população que vive em cidades onde ocorre a exposição a elevados níveis de poluentes atmosféricos, tem uma maior suscetibilidade para vir a desenvolver doenças do foro respiratório e cardiovascular.

Neste sentido é de extrema importância que todos tenhamos conhecimento da qualidade do ar que respiramos.

Onde posso consultar os níveis de qualidade do ar?

Em Portugal, o índice de qualidade do ar é calculado e disponibilizado diariamente através do sistema de informação QualAr, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com base na informação fornecida pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRs), no continente, e pelas Direções Regionais do Ambiente (DRAs), nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Este indicador qualitativo resulta do cálculo das médias aritméticas dos poluentes dióxido de azoto (NO2), ozono (O3) e partículas PM10 (partículas de diâmetro igual ou inferior a 10 µm), e, caso disponíveis, são também considerados os poluentes CO e SO2. Os seus resultados são comparados com uma escala de cores, de “Muito Bom” a “Mau”, sendo o pior resultado o responsável pela cor do índice. Desta forma, a população pode adequar os seus comportamentos em função do índice observado, permitindo que se proteja dos efeitos na saúde que decorrem da exposição ao ar poluído.

De notar que existe também uma base de dados mundial sobre a qualidade do ar. A mesma chama-se World Air Quality Project e está disponível em https://waqi.info.

O que é a Qualidade do Ar Interior (QAI)?

Quando falamos de qualidade do ar interior (QAI) estamos a referir-nos à qualidade do ar no interior e exterior dos edifícios e estruturas, especialmente no que se refere à saúde e conforto dos ocupantes do edifício. Este conceito não se debruça apenas na componente química da composição do ar, mas igualmente na sua composição bacteriológica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma QAI aceitável significa que “a natureza física e química do ar interior que é respirado pelos ocupantes de um edifício produz um completo bem-estar mental, físico e social, não podendo provocar absentismo, doenças e debilidades”.

Embora as preocupações associadas aos efeitos da qualidade do ar na saúde pública tenham geralmente em conta a poluição atmosférica, no exterior dos edifícios, os estudos mais recentes demonstram que passamos mais de 90% do nosso tempo em espaços interiores, nomeadamente, em casa, local de trabalho, em zonas comerciais e de lazer no interior de edifícios, entre outros.

Nestes espaços interiores, as fontes associadas aos materiais de construção, de revestimento e de mobiliário, a utilização de produtos de limpeza, a ocupação humana bem como a deficiente ventilação e renovação do ar, são alguns dos contributos para que, tanto o número de poluentes como a sua concentração sejam, geralmente, muito mais elevados do que no ar exterior.

A agravar este quadro, durante as épocas mais frias, temos tendência a ligar as lareiras das nossas casas para combater o frio e a pobreza energética das nossas habitações. De notar que as lareiras são também um fator de poluição, que contribuem, não só para a diminuição da qualidade do ar exterior, mas também para a diminuição da qualidade do ar interior (QAI).

Neste sentido, a prevenção dos problemas de qualidade do ar interior (QAI) deve ser conseguida através da utilização de regras de boas práticas relativas à ventilação e à higienização dos espaços, bem como a correta implementação dos planos de manutenção dos edifícios, como por exemplo, alterações nos hábitos dos ocupantes, substituição de alguns materiais utilizados na decoração ou de produtos utilizados na limpeza, ou um ajustamento das taxas de ventilação dos espaços interiores.

Como posso medir o nível de qualidade do ar interior?

Atualmente já existem alguns produtos que nos permitem, a título individual, medir a QAI da nossa habitação, por exemplo. A nossa recomendação passa pela aquisição do Atmotube PRO.

Dispositivo para medir a QAI - Atmotube PRO
Dispositivo Atmotube PRO

Este é um dispositivo portátil que tem como principal objetivo a monitorização da qualidade do ar que respira. O Atmotube PRO deteta, em tempo real, os poluentes PM1, PM2.5 e PM10, tais como, poeira, pólen, fuligem e mofo, bem como uma ampla variedade de compostos orgânicos voláteis (VOCs).

Adicionalmente, o Atmotube PRO mede ainda a pressão atmosférica, a temperatura e a humidade, ajudando-o assim a sentir-se mais seguro e confortável.

Melhore a qualidade do ar interior com Atmotube PRO.
Melhore a qualidade do ar interior com Atmotube PRO.

Como posso aumentar a qualidade do ar que respiro?

A boa notícia é que já existem no mercado diversas soluções adaptadas às necessidades de cada utilizador e às características dos diversos edifícios, sejam eles habitacionais, escritórios, comerciais, hoteleiros, entre outros.

Recentemente já tínhamos falado das soluções Sistema de Ventilação de Ar bem como da solução Plug & Play, no entanto, existem no mercado outras igualmente boas e com provas dadas da sua qualidade, nomeadamente, os purificadores de ar e os purificadores permutadores de ar.

De modo a conhecer de detalhe os produtos recomendados, poderá visitar a loja online da Bluway e aceder a produtos para a qualidade do ar.

Conhece a qualidade do ar que respira
Campanha de Sensibilização “Por um país com bom ar”.

Contacte-nos!

Para informações adicionais sobre a nossa empresa ou os nossos serviços, entre em contacto connosco.