Casais | O setor da Construção
O setor da Construção e do Imobiliário, em Portugal, é responsável por 17,4% do PIB e 50,5% do investimento a nível nacional, representando ainda 600 mil postos de trabalho. A nível europeu este é um setor que ocupa um lugar importante também na economia europeia, uma vez que gera quase 10% do PIB e é responsável por 20 milhões de postos de trabalho, nomeadamente nas micro e pequenas empresas.
Este setor é também um grande consumidor de produtos intermédios (matérias-primas, produtos químicos, equipamento elétrico e eletrónico, etc.) e serviços conexos. Dada a sua importância económica, o desempenho do setor da Construção tem um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades e pode influenciar de forma significativa o desenvolvimento da economia global.
Neste sentido, podemos afirmar que a aplicação dos princípios da economia circular, a eficiência dos recursos envolvidos, assim como a manutenção do património material e imaterial (conhecimento, processos e organização) das empresas deste setor são essenciais para garantir a sustentabilidade e a capacidade de perdurar e manter um lugar nas cadeias de valor locais e globais. A sustentabilidade global depende de ações concertadas, promovidas e apoiadas pelos Governos, e da manutenção das organizações do setor, desmultiplicando e orientando o esforço e os recursos para a criação de valor.