Eficiência Energética Produtos e Soluções

“CLASSE+” ajuda a aumentar a qualidade das janelas existentes no mercado

Porque é necessário um instrumento como a etiqueta Classe +?

A etiqueta energética de janelas “CLASSE+” é uma ferramenta indispensável para que os clientes particulares possam comparar o contributo de cada janela para o isolamento térmico de cada solução e para a redução da factura energética das suas casas. Com esta etiqueta energética, é possível comparar características técnicas que advêm da norma de produto de janelas – NP EN 14351-1 – que define a obrigatoriedade da Marcação CE. Para além disto, a existência de uma etiqueta energética como a “CLASSE+” permite que todos os programas públicos de apoio e de financiamento à substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes tenham a exigência da sua colocação nos produtos, permitindo, assim, medir a contribuição da sua instalação para a melhoria da eficiência energética dos edifícios portugueses.

O facto de existir uma etiqueta como esta tem algum impacto na forma como os fabricantes projectam/concebem os seus produtos?

O facto de existir uma etiqueta energética de janelas “CLASSE+” demonstra a preocupação de todos os fabricantes e instaladores em disponibilizarem, ao mercado, janelas mais eficientes. Produtos mais eficientes podem apresentar uma etiqueta energética com classes mais elevadas – Classe A ou A+. Com esta situação, existe uma tendência de aumentar a qualidade das soluções de janelas disponibilizadas no mercado português.

A etiqueta é obrigatória?

A etiqueta energética de janelas “CLASSE+” é voluntária para todas as empresas da área das janelas que pretendam aderir. No entanto, nos programas públicos de apoio e de financiamento à substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes – IFFRU 2020, PROGRAMA CASA EFICIENTE e AVISO do FEE (Fundo de Eficiência Energética) –, a existência da etiqueta energética das janelas é obrigatória.

Concorda com o sistema de classificação da Classe +?

Sim. A etiqueta energética “CLASSE +” para as janelas permite classificar as janelas, desde a classe F (a menos eficiente energeticamente) até à classe A+ (a mais eficiente energeticamente). Para além disso, a etiqueta energética “CLASSE +” permite apresentar outros parâmetros técnicos importantes, tais como: o nível de conforto para o Verão e para o Inverno, as características do vidro ao nível do Factor Solar e da Transmissão Luminosa, a classificação relativamente à permeabilidade ao ar e o nível de atenuação acústica. Por este motivo, a etiqueta energética é uma ferramenta indispensável para saber qual o nível de conforto térmico e acústico de cada janela.

Na vossa opinião, o que há a melhorar?

Na nossa opinião, esta solução é excelente! A partir de agora, é necessário que cada vez mais empresas do sector das janelas possam ter os seus produtos com etiqueta energética. Dessa forma, há uma melhor divulgação, junto dos clientes e utilizadores, do contributo indispensável da substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes no aumento do conforto e da eficiência energética das casas e dos edifícios.

 Mais informações