Eficiência Energética Produtos e Soluções Reabilitação

Ampere Energy traz soluções de armazenamento energético para as casas de Portugal

A empresa chegou este ano a Portugal e tem um leque de sistemas de armazenamento de eletricidade para residências e espaços comerciais, à semelhança do que a Tesla já oferece nos EUA.

Certamente que já ouviu falar das baterias domésticas de armazenamento da Tesla, que servem para guardar energia elétrica e para a libertar sempre que precisar. Mas instalar uma dessas numa residência em Portugal não será propriamente fácil. A representação da tecnológica norte-americana em território nacional é ainda reduzida, focada nos automóveis e pouco agilizada no que toca à distribuição e instalação de soluções como esta.

A Ampere Energy Portugal é uma das alternativas neste segmento. A empresa propõe soluções para “habitação e espaços comerciais” capazes de o fazer poupar “mais de 50% na fatura de eletricidade”.

As soluções materializam-se num sistema semelhante ao da empresa de Elon Musk, aproveitando a energia solar e gerindo-a de forma eficiente, de acordo com as exigências dos utilizadores. Desta forma, como explica a Ampere, os consumidores podem beneficiar do consumo de energia solar 24 horas por dia.

A poupança que promete, no entanto, não é apenas garantida pela utilização desta fonte alternativa. Graças à integração de algoritmos de gestão energética no sistema, que são geridos na cloud, a Ampere consegue controlar os níveis de eficiência de produção de eletricidade pela central fotovoltaica e rentabilizar a sua utilização.

Todos eles podem integrar uma rede de IoT doméstica capaz de obter a informação da previsão meteorológica e assim, calcular as necessidades de utilização de energia da rede e do preço da eletricidade. Em suma, o sistema consegue calcular a melhor opção para que o consumidor obtenha o máximo de eficiência energética, não só através do armazenamento da energia solar, mas também da eletricidade da rede doméstica nas alturas em que o seu preço é mais baixo.

A aquisição destes terminais contempla também a instalação de todo o sistema necessário para o seu funcionamento e a Ampere garante que o investimento é recuperável num espaço de sete a 10 anos.

A somar a tudo isto, o utilizador pode ainda controlar toda a rede com a ajuda da AMPi, uma app disponível para Android e iOS que fornece informações relativas ao estado da bateria e dos consumos em tempo real.

 Mais informações