Eficiência Energética

ADENE lança guia de etiquetagem energética

A ADENE (Agência para a Energia) acaba de lançar o Manual da Etiqueta Energética, um guia sobre etiquetagem energética que pretende apoiar consumidores e profissionais. Este manual foi desenvolvido no âmbito do projecto Label Pack A+, financiado pelo programa Horizonte 2020.

Com o objetivo de apoiar a etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento, e numa altura em que se encontra a ser preparado o novo enquadramento legal para a etiquetagem energética de produtos comercializados no espaço económico europeu, este manual visa disponibilizar informação completa e acessível sobre as etiquetas energéticas em vigor.

Nesta publicação, constam explicações pormenorizadas das etiquetas que se aplicam a cada categoria de produtos – atualmente, a directiva de etiquetagem energética abrange 16 categorias de produtos.

Para além disto, o manual apresenta, também, alguns sistemas de etiquetagem voluntários, que trabalham com produtos não regulados e que permitem mostrar ao consumidor critérios de eficiência energética que podem revelar-se determinantes na tomada de decisão, relativamente à aquisição de produtos energeticamente mais eficientes.

A publicação refere as responsabilidades das entidades nacionais que intervêm no enquadramento legal da etiquetagem energética bem como as entidades que trabalham no tema e podem apoiar na implementação dos regulamentos.

Mais informações

Leave a Comment